quarta-feira, 24 de agosto de 2011

foto: Ana Cristina

Chegamos em Buenos Aires numa segunda-feira gelada, nublada e fervilhando de pessoas pelas ruas e avenidas. Encantei-me com esta cidade... seus prédios antigos lindos, conservados, sem aquela pichação desnecessária que vemos pelas cidades brasileiras.

Uma cidade surpreendente com suas ruas largas e as pessoas lindas com seus agasalhos coloridos e elegantes!

Passeamos muito, mas o que me causou certo espanto foi a visita ao cemitério da Recoleta. Haja vista que nunca passei por nenhum cemitério por turismo... 

Enfim, o passeio entre mausoléus surpreendeu demais. Encontramos pelo caminho jovens sentados em algum banco lendo um livro ou em grupos conversando alegremente,  casais de namorados passeando de mãos dadas, pais empurrando carrinhos de bebê ou senhoras elegantes com seus cachorrinhos fofos e muitos turistas de várias nacionalidades com suas máquinas fotográficas disparando a todo momento. Não seria estranho se não fosse num cemitério...

Apesar de toda essa efervescência de pessoas por entre as ruelas estreitas do cemitério, você sente uma calma, um certo estranhamento com a beleza mórbida dos túmulos... Os caixões fazem toda diferença. Primeiro que não são enterrados, são empilhados uns sobre os outros dentro dos mausoléus. É possível vê-los  por meio dos vidros e vitrais.

É muito estranho vê-los expostos, bem-conservados. São caixões bonitos, pomposos e alguns são enfeitados com toalhas bordadas, flores, vasos, fotografias ou simplesmente esquecidos pelo tempo  e cobertos de pó.
Nunca imaginei que iria visitar um cemitério e gostar... Fiquei muito impressionada com este cemitério. É uma forma diferente de encarar a morte.
Ana Cristina

foto: Ana Cristina



foto: Ana Cristina

foto: Ana Cristina



Nenhum comentário: